Educação

Educação de Santa Inês capacita professores para Olimpíada de Português

A capacitação ocorreu no auditório da Prefeitura, sob orientação da equipe de coordenação do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino.

thumbnail__MG_8767
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Inês realizou na última terça-feira (26/04) uma manhã de formação para os professores de Língua Portuguesa, para a participação na Olimpíada de Língua Portuguesa 2016. A capacitação ocorreu no auditório da Prefeitura, sob orientação da equipe de coordenação do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino.

Sob o tema “O lugar onde vivo”, o treinamento é voltado para os professores de Língua Portuguesa, os quais se inscreveram para participar da Olimpíada, obedecendo as modalidades estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que coordena a competição nacional.

De acordo com a equipe de coordenação da Secretaria Municipal de Educação – composta pelos educadores Pollyana Carvalho, Nelma Jansen e Eduardo Brasil, com assistência técnica da educadora Carmem Teixeira –, as categorias textuais inscritas são Poema (para alunos do 6º ano); Memórias Literárias (alunos do 7º e 8º anos) e Crônica, categoria ofertada aos alunos do 9º ano.

Presente à cerimônia de abertura, o secretário municipal de Educação, Paulo Rodrigues, falou sobre a importância da participação nas Olimpíadas de Língua Portuguesa: “É preciso trabalhar com oficinas de língua materna para ampliar a capacidade comunicativa dos educandos. Temos a preocupação de contratar os melhores formadores do Maranhão, de maneira que o nosso professor ofereça sempre novidades aos sujeitos da aprendizagem”, disse o secretário.

A palestra de formação foi ministrada pela educadora Antonia Matias Meirelles, que discorreu sobre a introdução e apresentação da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). A coordenação do 6º ao 9º ano informa que no próximo mês (maio) haverá outros encontros para os professores de Língua Portuguesa, os quais detalharão outros conteúdos das olimpíadas.

PREMIAÇÃO

500 alunos semifinalistas e seus professores: medalha, livros e participação em oficinas culturais e de formação.

152 alunos finalistas e seus professores: medalha e 1 tablet.

Escolas dos 152 finalistas: placa de homenagem.

28 professores semifinalistas, vencedores na categoria Relato de Prática: 1 notebook.

20 alunos vencedores e seus professores: medalha, 1 notebook e 1 impressora.

Escolas dos 20 vencedores: 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros.

Mais informações sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro podem ser obtidas no site www.escrevendoofuturo.org.br


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários