Crime

Troca de tiros entre PM e suspeitos pode ter causado chacina, diz Portela

Secretário de Segurança diz que informes apontam esta possibilidade. Assalto deixou cinco mortos no último sábado em Panaquatira, MA.

O secretário de Segurança Pública do Maranhão Jefferson Portela afirmou que os suspeitos de participarem de chacina que ocorreu Panaquatira, em São José de Ribamar, no fim da noite deste sábado (23) e terminou com a morte de cinco pessoas, entre elas um soldado da Policia Militar, são responsáveis pelos constantes assaltos na área e chegaram a se intitular “Piratas de Panaquatira”.

Jefferson Portela, secretário de Segurança Pública (Foto: Clarissa Carramilo/G1).

Jefferson Portela, secretário de Segurança Pública (Foto: Clarissa Carramilo/G1).

Segundo ele, informações preliminares dão conta de que a troca de tiros foi apenas entre o PM e os criminosos, mas, quando os assaltantes viram o líder do bando sendo abatido no confronto, decidiram executar as outras pessoas que estavam na festa. O secretário ainda falou sobre a reação do policial no momento do assalto.

“Nós devemos sempre, como agentes públicos de segurança, evitar o confronto onde a gente não possa ter uma garantia de supremacia da força estatal sobre a força marginal. A orientação é essa, a reação da gente deve ser pautada na possibilidade de domínio e não numa possibilidade de risco. Se for de risco, o certo é evitar, deixar para fazer a perseguição policial e captura depois. Não devemos expor nossa própria vida e nem a de terceiros em confronto que possa ser evitado”, defende o secretário da SSP.

Jefferson disse, ainda, que a polícia já estava realizando ações para tentar capturá-los. “Nós já vínhamos desenvolvendo ações na parte de cada praia devido à ação deles. Agora, em outro extremo, eles foram à Ponta Verde e cometeram essa barbárie, essa chacina. Estou me manifestando como cidadão e como chefe do sistema de segurança do Maranhão: a liberdade deles põe em risco a vida de pessoas, o que devemos impedir”, disse. (Do G1)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

9 comentários em “Troca de tiros entre PM e suspeitos pode ter causado chacina, diz Portela”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. jose carlos silva

    Neto, deixa eu ver de entendi direito: O secretário Portela acha que o policial assassinado deveria se deixar assaltar? Ele deveria oferecer um copo de cerveja ao marginal? Esse secretário está de brincadeira. Ele fala isso porque o único risco que ele corre é ” tomar um café do dia anterior” em seu gabinete na secretaria, já que ele não sai do ar condicionado.

  2. Ana Flavia

    Esse secretário só sabe puxar a sardinha para o próprio lado. Ele deveria tirar esse paletó e vestir a farda da PM para ver e sentir o que um policial militar passa. A policia civil não trabalha metade do que um policial militar trabalha, correndo muito mais riscos, sendo mal aparelhado e mal remunerado.

  3. PARA OS BANDIDOS TANTO FAZ REAGIR OU NÃO ELES MATAM DE QUALQUER JEITO

    O SECRETARIO É VAZIO DE MAS ACORDA JEFERSON O MUNDO AQUI É OUTRO, O QUE TÁ FALTANDO SECRETARIO , VOU LHE DAR UMA ASSESSORIA DE GRAÇA DEPOIS EU COBRO. PRIMEIRO SUA POSTURA É DE ENGOMADO DE MAS VC SÓ VIVE NESSE PALITÓ TIRA ELE E COLOCA UMA FARDA DA POLICIA E DIZ PARA A POPULAÇÃO ESTOU EM PONTO DE GUERRA PARA COMBATER OS CRIME, SEGUNDO INSETIVO PARA OS POLICIAIS JÁ QUE O SALARIO DELES É BAIXO DE MAS COLOCAR MUITAS CAVALARIA NAS RUAS E DIZER PONTO DE RECOLHER PRA BANDIDO SE NÃO TODOS VÃO SER ABATIDOS PRONTO SECRETARIO SE QUIZER MAS ASSESSORAMENTO ME PAGUE NEM RELOGIO TRABALHA DE GRAÇA SECRETARIO

  4. QUERO LHE DIZER UMA COISA SECRETARIO FUI ASSALTADO E NÃO REAGIR SÓ NÃO MORRIR PORQUE NÃO ERA MEU DIA MAS ME DERAM 6 FACADA E TRES TIROS

    MAS SABE PORQUE SECRETARIO ISSO ACONTECEU COMIGO VOU LHE DIZER ENTREGUEI MINHA ARMA NA HORA FIQUEI DE COSTA E ME MASSACRARAM E ELES DISSERAM OS BANDIDOS É ASSIM QUE A POLICIA AGE COM ELES BATE MUITO . AI ME DIZ SECRETARIO TEM ALGUMA COISA A DIZER, MAS COM FUNDAMENTO SECRETARIO. O SISTEMA NOSSO SECRETARIO TÁ FALIDO MUDEM OU VAI PIORAR CADA VEZ MAS. O POVO NÃO AGUENTA MAS É MUITA BARBARIDADE SECRETARIO . VCS FAZEM COM BANDIDOS BATE MUITO É MELHOR MATAR PORQUE SE NÃO ELES VEM E MATAM A SOCIEDADE. SAEM DA PRISÃO REVOLTADOS OS BANDIDOS SECRETARIO DEVIDO O REGIME QUE A POLICIA APLICA TEM QUE MUDAR

  5. GOVERNO DO ESTADO VCS TEM QUE DAR UMA BOA APOSENTADORIA PRA FAMILIA DESSE POLICIAL MORREU COM BRAVURA MATOU UM BANDIDO E SE NÃO FOSSE ISSO ELES TAVAM FAZENDO MAIOR ARRUAÇA NA CIDADE E O SECRETARIO NÃO TAVA NEM AI

    PARABENS POLICIAL QUE DEUS RESEVE SEU CANTINHO VC MERECE DEUS GOSTA DE COISA BOA TAMBEM MAX MUILER E VC TÁ COM ELE NO CÉU

  6. Rodrigo FS

    A causa da chacina é esta aqui: “…são responsáveis pelos constantes assaltos na área e chegaram a se intitular “Piratas de Panaquatira”.”. Impunidade parceiro!! Talvez desídia, daqueles que controlam, gerenciam, MANDAM na administração pública. O nobre delegado está muito mal contextualizado atrás de uma mesa com ar-condicionado, não é o mais responsável por esta situação, mas não está agregando valor algum à Segurança Pública com este tipo de declaração. FOCO NA SOLUÇÃO E NÃO NO PROBLEMA!!

  7. Jose João Macedo

    O Secretário está CERTÍSSIMO!! o policial não deve reagir sozinho e colocar vidas em jogo(como ocorreu)se não tiver a certeza que NÃO tem apoio para tal ato.Segurança,não se age pela emoção e sim pela razão.Esse erro já ocorreu várias vezes:policial trocando tiro com bandidos,dentro de onibus lotado.

  8. Anonimo

    Acho que esse Secretário ainda não se deu conta do que está acontecendo. Será que ele não sai do gabinete?
    O problema não foi o policial que reagiu. São os bandidos que não tem mais medo de ninguém porque se a situação tivesse sido contrário. Se na casa tivessem alguns policiais e resolvessem matar todos o soito bandidos hoje estariamos vendo o pessoal dos direitos humanos (que são incentivadores do crime, pelo simples fato de dedender os criminosos) estariam crucificando os policiais.
    Acho que eles deveriam liberar a policia pra fazer o que quisessem com os bandidos. Cabendo a eles a opção de fazer prisioneiros ou não.
    Bandido não tem medo de policia. A arma do policial um revolver velho enferrujado. A arma do bandido pistola. Metralhadora. Fusil. Enfim não tem limite.
    O GOVERNO TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA E TOMAR UMA ATITUDE SERIA.

  9. jose joao macedo vai tomar no cu

    jose joao macedo lambe ovo de político, vc já é ridículo e ignorante mas n seja imprudente. bandido revista vítima. quando fossem revistar o policial iriam ver a arma e iriam matar todos e jamais saberíamos que cometeu a chacina. vc é um boçal. quero ver colocarem uma arma na cabeça de um filho teu pra vê se tua ia ter toda essa parcialidade. filho de uma egua. mais uma vez te desejo…vai tomar no cu

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários