Crime

Vereadora de Barra do Corda é denunciada na Polícia Federal

Os indígenas receberam ordem para matar Licinio Brites e dá uma surra em dr Antônio.

Vereadora de Barra do Corda.

Vereadora de Barra do Corda.

A vereadora de Barra do Corda, Rita de Cássia Carneiro Pompeu (PP), foi denunciada na Polícia Federal pelo Ministério da Saúde através do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indigena, Licinio Brites Carmona, por atos nada republicanos.

Kassi como é conhecida politicamente, teria arquitetado para que índios atacassem membros do Ministério da Saúde quando passavam pela tribo ‘Pé de Galinha’.

De acordo com a denúncia protocolada em Boletim de Ocorrência na PF, os indígenas receberam ordem para matar Licinio Brites e dá uma surra em dr Antônio.

“Indígenas da Colônia, no dia anterior à visita da comitiva oficial, no período da tarde, a Rita de Cássia incitavam os indígenas a matar e aprisionar”, diz o BO.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

16 comentários em “Vereadora de Barra do Corda é denunciada na Polícia Federal”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. MARCOS ANTÔNIO

    Esta mentindo blogueiro, isso ai e mais uma matéria do deputado Rigo.
    VEJA A VERDADE
    Com informações do Cimi Regional Maranhão

    Há mais de seis meses os indígenas expõem à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) a calamidade na atenção à saúde indígena. Sempre convidaram o coordenador da secretaria, Antonio Alves, para conhecer a situação. Nunca foram atendidos. Durante as ocupações no prédio da Funasa e na ferrovia Carajás, entre junho e julho, os povos denunciaram a precariedade no atendimento à saúde nas aldeias, além das práticas incorretas, absolutamente questionáveis, adotadas por gestores.

    O movimento indígena denunciou a aprovação do Plano Distrital, feito sem discussão com os indígenas, conferências locais de saúde manipuladas pela Sesai, com duração de uma manhã ou um dia, sem a participação dos indígenas para tratar dos principais problemas que enfrentam nas aldeias. Diante de tudo isso, entre outras denuncias, o movimento pedia a exoneração de dois funcionários, auditoria nas contas e intervenção no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MA).

    Nos 10 dias em que ocuparam o prédio da Funasa, na Jordoa, em São Luís, não foram atendidos por ninguém da Sesai, tampouco pelo coordenador Antonio Alves, que tratou o movimento como se fosse somente interesse por cargos, buscando assim o caminho mais fácil: a desqualificação, e de todas as formas.

    Da mobilização de ocupação na ferrovia carajás, que durou dez dias, os indígenas conseguiram que uma delegação formada por 30 indígenas fosse a Brasília, no final da semana passada, conversar com Antonio Alves, da Sesai, com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e representante da Casa Civil. Nessa reunião, os indígenas denunciaram o descaso, a omissão do governo diante das problemáticas da saúde indígena e denunciaram gestores que promovem divisão entre os povos, privilegiando um grupo indígena em detrimento de outro.

    Todas as denúncias foram acompanhadas de documentos e fotos, entregues aos participantes da reunião, como forma de atestar que não se tratava de uma pauta leviana ou motivada por interesses de cargos, como faz supor a postura do secretário Antonio Alves.

    A delegação retornou de Brasília com a promessa de exoneração de Antonio Izídio da Silva, chefe de equipe da Divisão Técnica do DSEI, com a criação de um grupo de trabalho formado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Sesai. Todas as ações desse grupo teriam o acompanhamento do Ministério Público Federal (MPF), que faria um diagnóstico da situação da saúde indígena nas aldeias com o objetivo de realizar audiência pública sobre Saúde Indígena no final do mês de julho.

    Antonio Alves falou aos indígenas que iria ao Maranhão na semana seguinte fazer a entrega de uns carros para a saúde. Porém, ficou acordado que o secretário não visitaria nenhuma aldeia e que retornaria novamente para a audiência pública. Na ocasião, os indígenas informaram que o problema da saúde no Maranhão não era só de carro e queriam ver outras medidas para solucionar o problema.

    Nesta sexta-feira, 19, uma semana depois da ida dos indígenas para Brasília, Antonio Alves esteve em São Luís e fez a entrega dos carros. Neste sábado, 20, decidiu ir visitar, juntamente com Licinio Carmona e Dilamar Pompeu Guajajara, presidente Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), a aldeia Colônia, na Terra Indígena Cana Brava.

    A atitude representa quebrou o acordo feito em Brasília entre Antonio Alves e as 30 lideranças ligadas ao movimento e cinco lideranças articuladas pelo DSEI/MA, ligadas ao presidente do Condisi, de que não iria a nenhuma aldeia. Antonio Alves, como coordenador da Sesai, não aceitou vir antes quando foi convidado e não veio conversar com os indígenas durante os movimentos de ocupação. Estranhamente Antonio Alves vem a São Luís e no dia seguinte vai visitar justamente uma aldeia ligado ao grupo do presidente do Condisi. Qual o objetivo dessa visita? Essa prática recorrente da Sesai demonstra uma clara tentativa de dividir e incitar conflitos entre os indígenas. Tal atitude demonstra que Antonio Alves aposta na divisão para se manter no poder e continuar a exerce-lo de forma inapropriada.

    O Cimi Regional Maranhão foi informado pelas lideranças indígenas que a atitude da Sesai/DSEI/MA e do presidente do Condisi foi uma afronta ao movimento e alguns indígenas, indignados, fecharam a estrada que dá acesso à aldeia. No meio tarde, um helicóptero do Exército resgatou Antonio Alves e Licinio Carmona. Grupo ligado ao presidente do Condisi atirou contra o bloqueio para poder sair da terra indígena. Felizmente ninguém morreu.

    Queremos mostrar a nossa preocupação com a postura de Antonio Alves, coordenador da Sesai, que sai de Brasília para incitar conflitos entre os indígenas aqui no Maranhão, motivando até o uso das Forças Armadas em área indígena, quando deveria trabalhar para solucionar os problemas. Visivelmente, os gestores da Sesai e do DSEI apostam na disseminação contínua de preconceito e discriminação. Tal atitude irresponsável causa-nos indignação. Tudo o que já aconteceu e por ventura vier a acontecer nesse episódio é de responsabilidade da Sesai e do DSEI Maranhão.

  2. MARCOS ANTÔNIO

    VC NÃO CONHECE OS ASSUNTOS DE BARRA DO CORDA E FICA SE METENDO, VC ESTA BRINCANDO COM A SAUDE DOS POVOS INDIGENAS QUE NÃO EXISTEM EM TODO O MARANHÃO. OS INDIGENAS QUEREM A EXPULSÃO DESTE LICINHO CARMONA ( CHEFE E FORMADOR DE QUADRILHA), CHEFE DO DISEI-MA

  3. Armando Pinto

    Mentira ou verdade, pouco importa. O fato é que não existem índios no Maranhão, o que existe nada mais é que um aglomerado de pessoas miseráveis, tipo milhares que existem no Brasil. O correto seria emitir uma carteira de identidade, CPF e título de eleitor para cada um desses tais indígenas e acabar com essa conversa fiada de “ÍNDIOS”, os caras plantam maconha. bebem cachaça e querem o que? Interditar ferrovia? Estradas? Isso já passou dos limites e tem que acabar com essa conversa fiada!

  4. Antonio Célio

    Bom Dia

    olha pessoal estamos no OITAVO mês da administração do Prefeito Eric Costa e nenhum vamos dizer assim TRABALHO foi apresentado ou concluído na cidade de Barra do Corda-MA,um prefeito que veio como um MESSIAS que ia fazer uma REVOLUÇÃO na cidade de Barra do Corda! e nada de mais ele fez! apenas PINTANDO meios-fios,postes,etc… ou empissarrando ruas! isso o ex-prefeito Manoel Mariano de Sousa o Nenzim,não foi nada!

    agora pessoal olhem essa denuncia é muito GRAVE pra o Prefeito Eric Costa!!!!

    http://www.carlinhosfilho.com.br/2013/07/mais-de-17-milhoes-em-licitacoes-da.html

    como é que você explica essa DENUNCIA Prefeito Eric Costa?
    agora repare esses VIDEOS!!

    https://www.youtube.com/watch?v=TQTdv2-3DTo

    https://www.youtube.com/watch?v=liLG5wo6IWY

    https://www.youtube.com/watch?v=A81DXmYZHGs

    https://www.youtube.com/watch?v=J866oQr5iOE

    agora pessoal ANALISEM esses VIDEOS e vamos dizer MEDITAR sobre eles!!!
    agora pessoal tem como você fazer uma LIGAÇÃO ANONIMA mesmo com o TELEFONE CELULAR!
    só basta você digitar #31# antes do numero que você vai ligar!! ou melhor você pode DENUNCIAR pra quem você quiser que não vai IDENTIFICADO! porque existe sim uma GRANDE PERSEGUIÇÃO a quem DENUNCIA o Prefeito Eric Costa!

    você faz assim: vamos criar um numero FICTÍCIO, 81123456
    então você faz assim #31#81123456 entenderam como é fácil!
    agora pessoal por LEI já era pra ele Eric Costa já esta afastado da Prefeitura! pelo o fato que ele nunca ENTREGOU os BALANCETES FINANCEIROS a CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA!!

    O Tribunal de Conta do Estado do Maranhão que era pra ter INTERVIDO na cidade de Barra do Corda! mais…vale lembrar pra AFASTAR ele tem que ser a Governadora Roseana Sarney!
    TCE-MA pode BLOQUEAR as contas da PREFEITURA,MULTA,ETC….
    Prefeito Eric Costa olha que um Dia a CASA PODE CAIR!!

  5. Wanderson Sousa

    Maior mentira…. os indiginas só querem lutar por seus direitos.
    e a vereadora não tem nada a ver com isso!!

  6. Emilio Dias

    Deus é justo e a justiça dele não falha, conheço a vereadora e todos os seus filhos e digo com muita certeza, da honestidade, do caráter, do respeito e da dedicação que ela contém. E digo de certeza que isso não passa de uma mentira, nunca vi ninguém como ela, lutando pelo os direitos dos povos indígenas, e o que mais fico admirada é que ela é branca e defende mais do que muitos índios que existem por ai. Se ela faz tanto mal aos índios, então porque a maioria há respeita? Então porque a maioria há defende? Então porque a maioria está do lado dela? Até mesmo sem muitas condições de assistências ela nunca os abandonou, até mesmo por tudo que ela já passou, ela nunca deixou de lutar pelo certo, de lutar pelo o direito do povo dos filhos dela, já vi muitas vezes ela tirar dinheiro do seu próprio salário para dá para eles comprarem o que comer, comprarem remédios. Fico triste e decepcionado com pessoas que roubam seus próprios irmãos, e fico alegre quando vejo uma guerreira, batalhadora e filha de Deus, ajudando principalmente os índios, um povo esquecido, mais de uma cultura linda. Deviam conhecer a verdade, e não pegar opiniões de índios que só dizem que são índios, quando é para se beneficiar, e não conhece se quer uma aldeia, não conhece se quiser o valor que o índio tem, não o valor de dinheiro, mais o valor de respeito.
    E senhor Armando Pinto, desculpa-me, mais somos apenas intrusos, quando o branco chegou aqui, os índios já existiram. “BRANCOS” – existe ladrão, bandido, assassinos, usuários de drogas e também bebemos cachaça, não é porque eles são índios que são inferiores a nós, do mesmo jeito que temos condições de reivindicar pelo o nosso objetivo, pelo nosso direito, eles também tem. O que passou dos limites, foi saber que ainda existem pessoas com esse tipo de pensamento. Deus proteja essa serva do Senhor, pois a vitória dela está garantida, a justiça do homem pode até falhar, mais a de Deus nunca falha. Até porque somos REFÉNS DAS NOSSAS PRÓPRIAS ATITUDES.

  7. ANDERSON

    É né como muitos dizem, a mentira roda meio mundo antes da verdade ter tido tempo de colocar as calças, uma bola de neve, que a tendencia é aumentar, Mais a verdade sempre prevalece, e quando a verdade vier a tona, dependendo do tamanho da mentira, o tombo do mentiroso também será,.
    Blogueiro, todos que estão por trás disso, não vale a pena soltar mentiras, pois quem é o pai da mentira? o diabo, e todos que metem são chamados seus filhos, e o salário da mentira, não é coisa boa não.

  8. Thiago Campos

    Uma mentira descarada que só acredita quem não conhece a verdadeira justa e guerreira que é a dona Caci ,mentira essa que é dita a troco de dinheiro sujo, essa mulher que é tão guerreira e que só quer o bem e o progresso do povo mulher essa que se importa com o povo a ponto de tirar do próprio bolso pra ajudar os índios não merece isso mais sei tbm que a vdd vai vim atona e que os verdadeiros mal feitores que usam da inocência do povo indígena iram pagar essas calunias e falsas acusações feitas sobre a grande e exemplo de mulher que é a senhora dona kaci !!

  9. Verdadeiro Indígena

    Todos os Declarantes que fizeram a defesa observem são todas do convívio da vereadora e é notório que vão fazer a defesa da mesma e todos falam mas não conhece nosso povo e tenha certeza meus nobres amigos a verdade sim vai vim e estou esperando ansiosamente que este dia chegue pra quem não sabe tem outros registro de tal atos que desmoraliza nosso povo indígena moro na aldeia e conheço as dificuldades que passamos por causa de pessoas como essa que diz ser Vereadora dos Índios essa é só mas o um Sandam Rucem… e gente não seja tolo ao ponto de ficar bajulando Abraço.

  10. Verdadeiro Indígena

    Vc Sabe o que é Cimi Marcos Antônio ”CIMI” Causador de Intrigas e Mortes entre Indígenas…..
    e Armando Pinto concordo quando diz que fechar ferrovias, Brs entre outras esta ultrapassado existem outras formas de reivindicar e de dialogar; agora o que vc mi diz das reivindicações no País inteiro? nosso povo teve suas terras invadidas e foram mortos milhares de indígenas o que temos hoje só o preconceito de pessoas mediocreira como vc que não se atem aos fatos e vem falar besteira. Ao contrario do que diz o CIMI estes movimento foi e é por cargos de prova senhor Lourenço Krikati teve com Coordenador de Saúde pedindo emprego depois vou postar a cópia da ata da reunião onde comprova o que estou falando e a vereadora que não é índia quer um pólo pra poder ainda escravizar os indígenas e manipular o sistema então Cimi acho rever esta situação o que vejo é que vcs estão contra os indígenas sei que a saúde não esta boa isso é em todo país não é problema de gestão o problema são pessoas que se envolvem com os indígenas e lutam a fim de interesses próprio esquecendo do Coletivo e muitos que estão a frente deste movimento estão em busca de melhoria pra si de prova muito não deixa a Sesai fazer e dar assistência dentro da aldeia onde era pra acontecer então meu nobre acho que seria muito importante vcs se atentar pra isso e conhecer de fato nossa realidade e o que esta havendo que a saúde não esta acontecendo…. abraço.

  11. CONCIENCIA

    Todos podem fazer denuncias, oq importa é serem provadas ou nao, é muito fácil ir fazer uma denuncia inclusive EU, posso ir fazer uma denuncia contra vc Blogueiro de reputação questionável e tirar uma foto de minhas acusações e postar em algum BLog de noticias vendáveis, como falei oq importa é serem apuradas e a justiça dizer se é verdade ou nao, uma coisa é TENTAR denegrir, sujar a imagem de uma pessoa em uma cidade, outra coisa é JA ESTAR sujo perante seus próprio parentes a NÍVEL de estado, se fosse eu nesse caso teria vergonha. Será que todos estão errados e somente essa minoria esta certa? Pensem, nao precisa citar nome de ninguém pra falar isso, em Barra do Corda-MA, todo mundo sabe quem é quem, quem é milionário tem chácaras, pistas de vaquejada ou faz viagens de férias para outros países, não precisa ninguém citar é público e todos conhecem. E o melhor de tudo é sempre ter a cabeça erguida, e quem realmente DEVE que tem que estar com medo, pois, a verdade vai prevalecer, nao com acusações falsas, mais sim com provas, quem tiver o rabo preso só aguarde.

  12. Vereadora de Barra do Corda é denunciada na Polícia Federal « Marcelo Vieira – Política comentada e atualidades

    […] Blog do Neto ferreira […]

  13. Verdadeiro Indígena

    Vereadora vc escolheu logo o nome de CONSCIÊNCIA só que o meu tem acento e um S, mas não vamos falar disso. Ei vc esqueceu de dizer o que esta revindicando afinal vc queria um Pólo! pra vc continuar escravizando os indígenas porque vc não fala disso? e não fala também que esteve todo o tempo vc seus filhos noras netos e outros mais, ambos empregados na Funasa sem nunca ter indo pra as Aldeias Fazer atendimento a este povo tão carente, vc não cita isso; vou ousar dizer que não duvido nada se ambos estão todos empregados na Prefeitura Municipal de Barra do Corda agora vem dizer que é um exemplo de pessoa calma aí. O engraçado que eu estava com um dos seus funcionários da Saúde pois é assim que eles dizem que estava não aguentando mais trabalhar com vc pois eles tinham que dividir o Salário deles com vc pois estar gravado coitados destes POIS É VEREADORA KASSI “CONSCIÊNCIA” vc estar comedo de quê? pois vou dormir de CONSCIÊNCIA TRANQUILA já não posso dizer o mesmo de vc. E as pessoas que vc mandou matar? são tantas perguntas sem resposta mas a PF vai nos dizer Abraço Vereadora Fique com Deus.

  14. Resposta ao "Verdadeiro indigena"

    Shake, diga qual a sua fonte de recurso para possuir uma caminhonete PRADO? Estudou, ganhou na mega-sena, passou em algum concurso ou achou uma mina de dinheiro?
    Tem muita coisa errada ai e eles sabem que essa mulher sempre foi uma pedra no calçado dessa quadrilha que só vive de desviar recurso destinado aos indígenas, e como vereadora se tornou um incomodo ainda maior para eles, assim nasce o interesse de difamar a imagem da dona KASSi…
    Agora olhem apenas uma das varias licitações fraudulentas dessa quadrilha:
    RESENHA DE CONVÊNIO. CONVÊNIO Nº 39/2010. PARTÍCIPES: O Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC e a Associação Comunitária de Talpytky. OBJETO DO CONVÊNIO: Colaboração mútua entre os participes para garantir a manutenção do Transporte Escolar dos Alunos Matriculados no Ensino Médio do Município de Barra do Corda/MA. DATA DE ASSINATURA: 24 de junho de 2010. BASE LEGAL: Lei Federal nº 8.666/93 e Processo Administrativo nº 5817/2010-SEDUC. VALOR GLOBAL: R$ 1.490.400,00 (um milhão, quatrocentos e noventa mil e quatrocentos reais). DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Os recursos destinados à execução deste Convênio, repassados pelo CONCEDENTE, correrão por conta da seguinte dotação orçamentária: Projeto/Atividade: 2872; Fonte de Recursos: 0102; PI: APOIOGESTÃO; Natureza da Despesa: 33.50.43; Item: 43.507; NE: 2010NE02603. PRAZO DE VIGÊNCIA: O prazo de vigência do presente Convenio é de 10 (dez) meses, contados a partir da data de sua assinatura. FORO: Comarca de São Luís-MA. ASSINATURAS: Anselmo Baganha Raposo e Antonio Madson Araujo Pompeu. ARQUIVAMENTO: Pasta nº 001/2010, sob nº 461 em 24/06/2010, Superintendência de Assuntos Jurídicos/SEDUC. ERIK JANSON VIEIRA MONTEIRO MARINHO – Superintendente de Assuntos Jurídicos – SEDUC
    fonte (http://www.jusbrasil.com.br/diarios/6392269/pg-26-terceiros-diario-oficial-do-estado-do-maranhao-doema-de-24-06-2010)
    Olhem o passado de vcs, Skaque e outros. O que fizeram pelos indios? quem afundou a FUNAI por tanto desvio de recursos? Gente que só vira indio na hora de por o COKÁ na cabeça e ir fazer movimento para seu proprio beneficio! Vcs defendem esse gestor em troca de empregos e algumas regalias que chegam a se tornar miseras esmolas quando se comparada com as vidas que a população indigena perdeu, quando comparamos com a humilhação que esse povo sofre p que gente como vc, Shake, possa desfilar com PRADO por ai sem nem ter derramado uma gota de suor por ela.

  15. Verdadeiro Indígena

    Faça suas denuncias ao contrario de uns e outros tenho como provar todos benefícios que tenho e não tenho apartamentos em São Luis entre outros com salario de 800 reais como vc e pra não pagar pensão de seus netos vc contrata suas noras pra serem professoras nas aldeias sem nunca ter ido pras aldeias e tenha certeza tudo que tenho foi a custa de muito trabalho não de mandar matar tramar manipular nem dividindo salários de funcionários pra se dar bem agora mi diz porque vc não deixou a equipe de educação entrar na Aldeia usando da desculpa de que os indígenas não aceitaria tal técnico da Seduc ma o que tem a esconder porque temer se é um exemplo não dar pra entender obs: Tinha outra Técnica e a mesma foi proibida de fazer seus trabalhos e aí pela Vereadora

  16. Verdadeiro Indígena

    Esqueci de dizer vc perguntou qual a fonte de recurso com certeza não é de Babão…
    se vc conhecesse nosso povo saberia o que eles passam mas não adianta discutir com pessoas macabras como vcs nunca vão entender, outra coisa faz um denuncia contra mim faça como eu e tenho mais pra mostrar só aguardem estou só mi aquecendo tenho mas vídeos áudios não precisa temer quando se estar certo concorda?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários