Crime

Agentes de trânsito são filmados recebendo ''suborno''

Do Imirante, Por Roberta Gomes

Dois agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) foram flagrados por um cinegrafista amador recebendo suborno para liberar motos e motociclistas que estavam em situação irregular. O flagrante aconteceu na manhã desta terça-feira (13), na avenida São Luís Rei de França.

O vídeo mostra, em apenas quatro minutos corridos de gravação, dois motociclistas tendo que pagar “propina” aos agentes para serem liberados.

O primeiro recebe uma brinca do agente de trânsito. Depois de conversarem, discutirem, o rapaz abre a carteira, tira o dinheiro, esconde no documento da moto e entrega ao agente. Ao devolver o documento para o motociclista, o agente de trânsito dá um “tapinha” na costa do rapaz e estende a mão.

O segundo motociclista, para ser liberado, recebe orientação de outro agente. Este orienta o rapaz a tirar o dinheiro discretamente, atrás de um poste. Da mesma forma, com o dinheiro dentro do documento da moto, ele paga o agente, que o libera rapidamente e ainda mostra o dinheiro para os outros colegas agentes. Quatro atuavam no local nesta manhã.

De acordo com o Código Penal, exigir a “propina”, como aconteceu no flagrante, é crime de concussão, que é o ato de exigir para si ou para outrem, dinheiro ou vantagem em razão da função, direta ou indiretamente, ainda que fora da função, ou antes, de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. A pena é de reclusão, e vai de dois a oito anos. Há ainda a pena de multa, que é cumulativa com a de reclusão.

A equipe do Imirante entrou em contato, duas vezes, a assessoria de Comunicação da SMTT. Convidamos alguém da secretaria para olhar as imagens e comentá-las. A SMTT preferiu recusar o convite.

Em nota enviada por e-mail ao Imirante e à TV Mirante, a SMTT diz que “não comunga com as práticas de agentes, afirmando com todas as letras que, conforme determina a lei, mandará abrir imediatamente procedimento administrativo disciplinar onde será garantido aos acusados, o princípio do contraditório bem como da ampla defesa como reza a Constituição Federal vigente, mas garante que todos serão punidos com os rigores da legislação”.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

5 comentários em “Agentes de trânsito são filmados recebendo ''suborno''”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Jeronimo J. Matos

    Esses agentes não agem só por eles. É possível que os graúdos de lá de dentro mandem e deem cobertura para esse ato abominável. Caso eles não apurem nem puna os guardas corrupto o movimento deve acionar o Ministério Público. Antes ´preciso que as filmagens sejam consideradas legais.

  2. Francene Lewry

    It is a superb guidelines specifically to these new to blogosphere, short and correct information… Many thanks for sharing this a single. A ought to examine write-up.

  3. Thaddeus Baldo

    Rather! This was a very fantastic article. Thanks to your offered info.

  4. Harmony Fronk

    Thanx for your hard work, sustain the nice perform Excellent perform, I'm planning to begin a tiny Weblog Engine training course function making use of your website I am hoping you get pleasure from running a blog using the common BlogEngine.internet.Thethoughts you express are truly great. Desire you'll proper some far more posts.

  5. Jeffry Runels

    Fantastic line up. We'll be linking to this wonderful post on our website. Sustain the nice composing.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários