Cidade

PSTU lança nota de repúdio contra aumento das passagens

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) lançou uma nota de repúdio em relação ao aumento das passagens em São Luís na última semana. De acordo com a nota, o partido garante que estará ao lado dos estudantes e trabalhadores na luta contra o aumento estabelecido pela Prefeitura de São Luís.

Estudantes durante protesto em São Luís.

Estudantes durante protesto em São Luís.

O partido condena o aumento sem a realização de nenhum debate político, descumprindo a legislação municipal que obriga a realização de audiências públicas antes de qualquer aumento de tarifas.

Para o PSTU, os protestos realizados durante três dias pela juventude foram decisivos para que Prefeitura e o Governo do Estado voltassem atrás e anunciassem o preço da passagem para R$ 2,60. Eles garantem que esta é uma vitória parcial e que continuarão a luta ao lado dos estudantes para que o aumento seja revogado.

“Defendemos ainda a estatização do transporte sob controle dos trabalhadores e que a CETC (Companhia Estadual de Transportes Coletivos) atenda a necessidade de ônibus da população e não os interesses privados dos empresários”, diz ainda um trecho da nota.

Em outra parte, eles afirmam que os investimentos na melhoria no sistema de transporte terão que ser feitos com o dinheiro retirado dos ricos e não através do repasse de dinheiro público e inserção de impostos para os empresários de transporte, segundo o PSTU, estes recursos que o estado perde deixam de ser aplicados em políticas públicas como educação, saúde e segurança.

A ação da Polícia Militar do governo Flávio Dino durante contra os estudantes que faziam uma manifestação legítima foi repudiada, eles afirmam que a truculência em alguns casos lembrou as atitudes recentes da PM nos tempos da Oligarquia Sarney.

O partido reafirma que estará presente no dia 7 de Abril (amanhã), à frente do IFMA Monte Castelo, defendendo o fortalecimento dos fóruns democráticos “e de luta contra o aumento das passagens, pelo passe-livre para estudantes e desempregados, em defesa dos cobradores e motoristas, pela estatização dos transportes sob o controle dos trabalhadores”, finaliza a nota.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “PSTU lança nota de repúdio contra aumento das passagens”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. MA

    PARTIDO (PT) “DEPUTADOS, PREFEITOS E VEREADORES”
    SE ORGANIZAM PARA UMA REUNIÃO EM BRASILIA COM A DILMA, E FALAR A SITUAÇÃO DO MARANHÃO, ESTÁ ABANDONADO E O FLAVIO DINO MUITO ORGULHOSO E AS 217-CIDADES ABANDONADAS PELO GOVERNO, PARTIDO PT NO MARANHÃO, NÃO TEM ACESSO AO GOVERNADOR, PT DO MARANHÃO TA FRACO.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários