Cidade

Suspenso despejo de lixo no aterro do Bacanga

O lançamento dos resíduos nessa área compromete o manguezal e o rio Bacanga que ficam próximos ao local.

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação civil pública com pedido de liminar contra o município de São Luís e a Limpel Limpeza Urbana Ltda pela deposição irregular de lixo na área do aterro do Bacanga. O lançamento dos resíduos nessa área compromete o manguezal e o rio Bacanga que ficam próximos ao local.

Em 2011, o MPF/MA foi comunicado, por meio da imprensa, do lançamento de resíduos sólidos, pela Limpel, em áreas próximas ao rio e ao manguezal ali presentes. Após vistoria, o analista pericial em biologia do MPF constatou a presença de resíduos sólidos no solo e em contato direto com a área de mangue.

A Limpel e o município de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas (Semosp), apesar de confirmarem a existência da situação, não tomaram as providências devidas, visto que o despejo do lixo prossegue até hoje.

Na ação, o Procurador da República Alexandre Soares requereu, liminarmente, a suspensão imediata de qualquer tipo de resíduo sólido no local, a retirada das estruturas para o recebimento de tais resíduos (contênieres), a interdição dos pontos de lançamento de lixo clandestinos e a retirada de todos os resíduos existentes no aterro do Bacanga, em situação inadequada.

O MPF pediu ainda a aplicação de multa em caso de descumprimento e que a Limpel e o município de São Luís implementem projetos de recuperação das áreas degradadas. E para o município, a obrigação de destinar uma área adequada para o depósito de lixo, observando a legislação municipal de zoneamento.

A liminar foi concedida pela Justiça Federal e agora a Prefeitura de São Luís deverá tomar providências para limpeza da área.

O perigo do lixo – O depósito de resíduos sólidos em áreas de mangue provoca a alteração das características naturais do solo, causando prejuízos no crescimento da vegetação e atraindo doenças e poluição. Além de compreender uma área de preservação permanente (mangue), o aterro do Bacanga consiste numa área de preservação de paisagem, integrante da Zona de Preservação Histórica de São Luís.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Suspenso despejo de lixo no aterro do Bacanga”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Michel

    Tous mes encouragements, Franck.PING:TITLE: Les e9colos e0 10 % !BLOG NAME: amtioque, ge9ne9tique & choses publiquesBon, d’accord, c’est en Belgique En France ? 3,25 en re9sultats de9finitifs, soit un peu mieux que ce qui e9tait annonce9 hier en de9but de soire9e. C’est mieux qu’e0 l’e9lection pre9sidentielle, mais ce n’est clairement pas e0 la hauteur. Un grand bravo quan

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários