Cidade

Caos em São Luís é notícia na Folha de S. Paulo

Calçada destruída no centro histórico de São Luís (Carolina Costa/Folhapress)

Calçada destruída no centro histórico de São Luís (Carolina Costa/Folhapress)

Viajar para a cidade de São Luís é exercício de devoção. A capital do Maranhão, que recebe cerca de 2 milhões de turistas anualmente, maltrata aquele que se aventura por suas calçadas históricas.

De casarios quase ruindo a ruas esburacadas e inseguras, o descaso se torna mais impressionante se lembrarmos que a cidade completa 400 anos daqui a 12 meses, em 8 de setembro de 2012.

A via-crúcis começa no embarque: preparado para longas horas de voo, não raro com escalas, o turista chega à capital maranhense num aeroporto com instalações improvisadas, consequência de uma obra que começou em março deste ano e não dá sinais de que vá acabar logo.

Biombos fazem as vezes das paredes e um toldo plástico cobre a sala de embarque, onde as pessoas se apinham sob um calor que facilmente ultrapassa os 30°C nessa época do ano.

O “devoto” que se arriscar a conhecer o centro histórico verá cenas de ainda maior provação. Boa parte dos casarios dos séculos 18 e 19 está caindo aos pedaços.

Sem segurança, mal iluminadas e cheias de buracos, as ruas ficaram perigosas.

Casa perto do Mercado Central, cujas janelas estão vedadas com tijolos (Carolina Costa/Folhapress)

Casa perto do Mercado Central, cujas janelas estão vedadas com tijolos (Carolina Costa/Folhapress)

Azulejos franceses e portugueses praticamente só são vistos em suvenir -isso se o turista encontrar uma loja aberta no centro, uma vez que o comércio segue o suplício.

“QUE CAIA DE PODRE”

“Isso aqui está numa desolação de dar pena”, comenta Antonio França, pescador e morador da cidade. Segundo ele, muitos casarões são particulares, e os donos não fazem questão de arrumá-los.

“Fecham portas e janelas e querem que o negócio caia de podre”, conta ele.

A observação não passa despercebida dos turistas. Em viagem com a mulher e o filho, o brasiliense Erasmo Rodrigues Fernandes comenta: “É lamentável que um homem culto e inteligente, nascido aqui, que foi presidente da República. governador e que é presidente do Senado, deixe sua terra natal nessa degradação”.

Dinheiro não falta: o Maranhão lidera a lista de Estados destinados a receber recursos do Ministério do Turismo, pasta nas mãos do maranhense Pedro Novais (PMDB).

Só de convênios já assinados neste ano, o Estado já foi beneficiado com R$ 22,8 milhões, segundo informa a assessoria de imprensa do Ministério do Turismo.

Para efeito de comparação, o Rio de Janeiro, sede da Copa do Mundo de 2014, tem R$ 4,3 milhões de recursos em convênios aprovados.

Com a capital do Estado vivendo um martírio, haja fé para crer que esse dinheiro se converterá em uma cidade mais piedosa com seus moradores e que não mais excomungue seus turistas.

(Com informações da Folha)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

8 comentários em “Caos em São Luís é notícia na Folha de S. Paulo”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. vera serra

    realmente o maranhão é uma vergonha equanto a família sarney, estiver no poder o maranhão continuará lastimavel.
    é uma pena que isto continue acontecendo. cada vez que eu volto ao maranhão tenho vergonha de ver o o estado em que se encontra não apenas são luis, mais todo o maranhão.

  2. alex renato

    o meu estado e uma vegonha nao pelo seu povo que é uim povo simples e hospitaleiro e apesar das adversidades alegre mas sim por essa familia desgraçada que manda no estado as vezes tenho até vergonha de dize que sou de lá.

  3. Eudson

    Parece que nossos administradores municipal e estadual querem fazer São Luís de cenario para o programa "Men vs Wild" – A prova de tudo – com BEAR GRILLS. São LuÍS não precisa de guia turístico, mas de instrutor de sobrevivência. No centro da cidade, voce deve olhar para cima e para baixo. Para baixo, para desviar das calçadas não padronizadas (isso me lembra Super Mario, pule o obstáculo e ganhe 10 pontos) e para cima para para desviar dos casarões que caem de odre.

  4. Ezekiel Balmos

    I’d need to look at with you right here. That's not something I generally do! I just take enjoyment in looking at a publish that will make individuals feel. Moreover, many thanks for permitting me to comment!

  5. Susann Henkey

    Hi there! I could have sworn I’ve been to this weblog prior to but following searching via a few of the submit I recognized it is new to me. Anyways, I’m undoubtedly pleased I discovered it and I’ll be book-marking and checking back again usually!

  6. Migdalia Erber

    Fantastic article. I'm struggling with several these difficulties.

  7. Kylie Ditommaso

    Thanx for that energy, sustain the nice function Excellent function, I'm gonna start off a little Weblog Engine training course perform making use of your website I am hoping you take pleasure in running a blog using the well-known BlogEngine.internet.Thethoughts you express are truly great. Wish you'll proper some much more posts.

  8. Marylouise Mackert

    Fantastic wordpress weblog right here.. It is difficult to discover top quality creating like yours today. I genuinely recognize individuals like you! consider treatment

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários