Brasil

Lula será ouvido em inquérito da Operação Lava Jato

Pedido foi feito pela Polícia Federal ao STF

Ex-presidente do Brasil, Lula

Ex-presidente do Brasil, Lula

A Polícia Federal acredita que o ex-presidente do país, Luís Inácio Lula da Silva, tenha sido beneficiado com propina do esquema na Petrobras e por isso pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF), para tomar seu depoimento investigação.

O inquérito apura a suposta participação de 39 políticos e operadores em esquema de distribuição de recursos ilícitos a agentes parlamentares do PT, PMDB e PP. Embora Lula não tenha mais o chamado foro privilegiado, o pedido foi enviado ao STF porque o inquérito envolve políticos que só podem ser investigados pelo tribunal.

O esquema de corrupção na Petrobras teria durado por aproximadamente 10 anos, compreendendo o período de governo de Lula é o que diz o documento do pedido de investigação. Outro trecho diz que nenhum dos investigados nega que nomeações para diretorias da Petrobras “demandaram apoio político-partidário que, por sua vez, reverteu-se em apoio parlamentar, ajudando a formar, assim, a base de sustentação política do governo”.

No mesmo pedido, a PF pede também para ouvir os ex-ministros petistas José Dirceu (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais). Todos são relacionados como integrantes do “Primeiro Escalão do Poder Executivo Federal”. Há também pedidos para ouvir o presidente do PT, Rui Falcão, os ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e José Eduardo Dutra.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Lula será ouvido em inquérito da Operação Lava Jato”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Jose João Macedo

    Dr.Sérgio Moro,ninguém é perfeito.Que diabos essa turma da pesada do PT que não tem foro privilegiado fazem embolado num processo(STF) com políticos(que teem o ridículo foro privilegiado).Era,pra ter colocado esse time:Lula,Palocci,Ideli Salvati,Sergio gabrielli,Rui Falcão etc.,num apendice da denuncia.Se me surpreendo se o ministro Teori Zavaski negue,e,ele está correto,houve falha na primeira instancia.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários