Brasil

Advogado que mora em São Luis e falou mal do nordeste nega autoria dos textos racistas

GustavoO advogado Gustavo Zanelli, que teve um post em suas redes sociais amplamente criticado por conta do teor xenofóbico contra nordestinos nesta quinta-feira, teria afirmado que os textos não são de sua autoria e que seu Facebook teria sido hackeado. Ele fez a declaração ao entrar em contato com a OAB/MA, segundo o vice-presidente do órgão, Valdênio Caminha.

Valdênio, que está no exercício da presidência da Seccional Maranhense, disse que a diretoria já adotou as medidas legais cabíveis, no âmbito da entidade, para apurar a conduta do advogado paranaense tendo em vista que suas postagens continham cunho preconceituoso, a ele atribuídas, em seu perfil em uma rede social.

Entenda todo o caso:

Os comentários de um advogado paranaense vêm causando revolta nas redes sociais desde a noite de quarta-feira (11). Em post publicado no dia 9 de setembro, Gustavo Zanelli diz que “não adianta querer misturar as culturas norte/nordeste X sul/ sudeste. É por isso que há tão poucos sulistas no nordeste (nós não aguentamos isso aqui)”.

Em outro post, publicado na quarta-feira (11), o advogado sugere a separação das regiões Norte e Nordeste do resto do país, declarando que “seria o primeiro a iniciar uma guerra para a devida separação”, e completa: “se houvesse essa possibilidade nós aí do Brasil seríamos um país de primeiro mundo”.

Um terceiro comentário, feito no dia 7 de setembro, ironiza as condições climáticas de São Luís. “Acabo de chegar em terras maranhenses! O calor aproxima os 90 graus”. Quando uma pessoa comenta “GU VC TA MORANDO NO MARANHÃO MESMO !!!!!!!!!!”, Gustavo vai além. “Até dezembro ficarei aqui (…) Não sei se suportarei até dezembro o calor, a grosseria dos nordestinos e essa comida horrivel, mas o objetivo inicial é ficar até dezembro”, dispara.

Um comentário específico criticando o Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi amplamente compartilhado e teve repercussão em diversos blogs locais. Revoltado, o estudante de direito da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, Klaus Aires, que reside em São Luís, divulgou a seguinte mensagem:

“Gustavo Zanelli – Advogado, residente em São Luís-MA ofendendo os Nordestinos. Deu um show de imundices mostrando sua total falta de conhecimento antropológico, histórico e geopolítico acerca da história do Brasil e dos feitos e da força do povo nordestino. Não sou nordestino, sou Carioca e este imundo não me representa. Ja fiz a denúncia na página de todas as OAB’s do NORDESTE, e semana que vem levo formalmente na sede da OAB-MA”, avisou. A mensagem já possui 43 curtidas e 78 compartilhamentos. (Com informações do G1 e O imparcial)

post


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

30 comentários em “Advogado que mora em São Luis e falou mal do nordeste nega autoria dos textos racistas”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Kaio Fellype

    ATÉ PARECE QUE ESSES CARAS QUE SÃO DO SUL PRA LI NÃO TEM PRECONCEITO, AGORA ESSA DE CONTA HACKEADA É MIGUÉ, O CARA FALA ALGUMA COISA, TEM QUE SER MACHO PRA ASSUMIR!

    QUE EU SAIBA ESSE PAÍS TEM BOA PARTE DE SEU CRESCIMENTO ATRIBUIDO A NORDESTINOS,

    A CONSTITUIÇÃO FOI FEITA NA ADMINISTRAÇÃO DE UM PRESIDENTE NORDESTINO,

    O MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, MINISTRO DO TURISMO SÃO NORDESTINOS,

    OS MAIORES POETAS SÃO NORDESTINOS,

    E OUTRA A MAIOR FONTE DE CULTURA LIGITIMAMENTE BRASILEIRA VEM DO NORDESTE, SE NÃO GOSTAM DA GENTE É SÓ NÃO VIR PRA CA, PORQUE AQUI A GENTE NÃO FALA MAL DE LUGAR NENHUM, MUITO PELO CONTRARIO, ADMIRA TODAS AS PARTES DO BRASIL.

  2. Djacy

    Rapaz mandam este cara de volta pro estado dele, kd a força dos Maranhenses que não expulsão este nojento de nosso Estado. Já que ele está dizendo isso tudo da gente, não precisamos desse idiota aqui, manda ele ir ganhar dinheiro advogando fora de nossa região.

  3. jackson lago

    Somos humilhados quando lá e agora com eles aqui!
    Mas temos culpa, recebemos todos de bom grado!
    Só não entendo, não sendo ele obrigado, por que está aqui!
    Mas pelo “palavriado” deve ser alguém indefinido! ainda não sabem bem quem ou o que é ou quer!
    Sem querer me medir por sua régua, o que tem mesmo de bom na terra dele?
    Queria tanto ter uma conversa com ele…!
    Alguém já contou a ele o que aconteceu com o Xande da Carla Perez, por motivo parecido?

  4. Paulo

    Isso é mais um corno do sul, chega aqui e nao da conta das minas pois elas gostam é de pegada do homem e com esse jeitinho de lagartixa branca nem levanta e da conta, por isso quando vou para os lados de la as minas piram com o nordestino metendo sola nelas

    cia fora biba

  5. ricardão

    VAI EMBORA SEU NOJENTO!

  6. Kaio Fellype

    E DIGO MAIS, EU NÃO TROCO MEU NORDESTE POR LUGAR NENHUM NESTE BRASIL, AQUI A CULINÁRIA É SABOROSA O POVO É RECEPTIVO, AQUI QUALQUER PESSOA SE DIVERTE COM TODO MUNDO NUM FORROZIM RS, SEM FALAR NAS PRAIAS E NO CLIMA TROPICAL,

  7. Alinny

    Nao sei o pq? D tanta preconceito c o povo do nordeste?A maioria falam mal mais nao quere fik no frio do sul, vem p calor e praias lindas do nordestes.. Nos nordestinos somos um povo humilde e acolhedor mais nao somos burros e analfabetos e nem vivemos na seca e passamos fome! Para os ingnorantes d plantao saiba q somos privilegiados c as nossas praia,comidas e pricipalmente nossa cultura.. Eu amo ser do nordeste! Eu amo ser do maranhao!

  8. BOCAO

    ESTE CIDADAO ESTAR E CERTO 90% DOS MARANHENSES SAO UNS PAU NO CU E BANDIDOS E MAL EDUCADOS, INVEJOSOS , PREGUIÇOSOS , POR ISTO QUE ESTA BOSTA DE SAO LUIS NUNCA VAI DISPARAR NA AREA DO TURISMO MESMO TENDO COMO MINISTRO DO TURISMO UM PNC MARANHENSE AQUI E UMA TERRA SEM LEI E DE VAGABUNDOS BANDIDOS ESTA E A MAIS PURA VERDADE AQUI E BOM PARA BANDIDOS O MARANHAO NAO E TERRA DE SE CRIAR OS FILHOS COM DIGINIDADES AGORA ESTES PAUS NO CU DESTES MARANHENSES QUEREM CRUSIFICAR ESTE CIDADAO SO PORK ELE TEVE A CORAGEM DE FALAR A VERDADE ENTAO VCS MARANHENSES MUDEM PARA QUE NINGUEM FALE A VERDADE DE VCS SEUS PAUS NO CU

  9. Franklin Costa

    Ele ameaçou a menina do vídeo …

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201138571441122&set=a.1554305572288.2075421.1074633493&type=1&theater

  10. Laís

    Nordeste é pra cabra macho não pra viadinho sulista,que não aguenta um calor. Merece sair do Maranhão com três pés os dois dele e um na bunda!Volta pro buraco que tu saiu em Cambé.

  11. FABY

    seu analfabeto vai fazer oq fazer vc e esse advogadinho amarelo de porta de cadeia.não moro no nordesete mas adoro o nordeste as pessoas seu inutil. esse mané advogado só defende pessoas que nem vc um lixo um inseto merece mais respeito do que vc s dois suas bichas.

  12. Guizela Oliveira

    Que absurdo!!!! Lamento muito ver esse tipo de comentário, independente de onde moramos ou nascemos fazemos parte do mesmo país. Inegavelmente todos os estados contribuem para o crescimento de nosso país. Moro no Sul, nasci aqui e também sou advogada e como tal atuo em diversos estados desse nosso Brasil e posso afirmar que alguns juízes aí do nordeste dão um show de civilidade e domínio processual. Em alguns estados do nordeste um processo é julgado em menos de um ano, coisa que aqui no Paraná ainda não vi. Ao meu colega que cometeu essa incivilidade só tenho a lamentar a sua postura, o mundo não precisa de mais pessoas como você. Reveja os seus conceitos e a sua postura ante a vida, principalmente em razão da carreira que escolheu, precisamos ter maturidade e hombridade para assumir com o que falamos ou fizemos.

  13. Geovana

    Caramba gente, julguem a atitude dele e não o povo do Sul.Sou do sul e admiro muito o Nordeste.Falando mal do sul, vocês só estarão fazendo o que ele fez, e foi ignorante ;) #fica a dica .Bjos

  14. Ncosta

    O MARANHÃO E O ESTADO MAIS POBRE DA NAÇÃO E TEM UM SARNEY E FAMILA PARA SUA MAIOR DESGRAÇA E FORA OS POLITICOS QUE ROUBAM A VONTADE, CHEIO DE CORONEIS MANDANDO. O SARNEY POR EXEMPLO TEM UM RESFRIADO PEGA UM JATINHO CORRE PARA SAO PAULO HOSPITAL SIRIO TEM ATE UM APARTAMENTO AQUI DO LADO DO HOSPITAL QUANTOS MARANHENSE PODE FAZER ISSO ?

  15. Etienne

    Olhem só a cara desse almofadinha, com certeza ele falou isso, agora é muito fácil dizer que seu perfil foi hackeado, esse moleque tem que responder pelo seu preconceito. Idiota, não merece por esses cascos dele nem no nordeste, nem no norte. Fora vagabundo q veio para o nordeste encher seus bolsos de dinheiro.

  16. Revoltado

    Pobre, cego,miseravel e nu, ele saiu da terra dele pq la ele é um zero a esquerda e foi tentar ganhar pão no nordeste.

  17. marcia

    a pior coisa é estudar e ser ignorante…caro Dr.Gustavo se não gosta do Nordeste,nos faça um favor de não aparecer aqui…pois a sua presença e nada da no mesmo,os Sulistas que aqui se encontra em terras maranhenses se encontram em um patamar de vida muito mais elevado quando estavam ai no Sul plando soja…querido e de cultuta vc não entende nada…pois a cultura mais rica se encontra no Norte e Nordeste…reveje seus conceitos e a sua opinião meta onde for bem confortavél pra vc…

  18. Edvaldo Rocha

    Simplesmente não consigo entender como uma pessoa de uma determinada região do Brasil, critica outra região e seu povo, sendo que se trata do mesmo país. No meu ponto de vista, isso é discriminação velada e falta de sabedoria desse tipo de gente, porque ser do Norte,Sul, Sudeste,Nordeste,ou Centroeste não faz diferença nenhuma pois se trata do mesmo Brasil. Sou brasileiro do Estado do Piauí e conheço todas as regiões do meu Brasil e amo todas elas. Quanto ao tal Advogado Gustavo Zanelli, não passa de uma pessoa ridícula e medíocre. Tenho certeza que esse tal é admirador de Adolf Hitler e odeia Judeus,a Africa, o leste europeu e o sudeste asiático também.

  19. Wagner

    Não sei porque é dado tanto destaque à um merda falando besteiras.

  20. Viviane

    Esse flagelo da sociedade nem tem nome paranaense, é FERREIRA do nordeste, de Lampião do cangaço, se tivesse nome yankovsky, Shimth, mas é FERREIRA. Como o meu e sou do Nordeste de PE.
    Esse merda acredita que quando morrer não vai feder igual a todo mundo? Que não vai ter as carnes podres e comidas pelos vermes igual a todo mundo? E isso é advogado? Ele tem cara de quem é sustentado pela mulher!

  21. Rodrigo

    Concordo em partes, não concordo com essa do Sul e Sudeste ser isso e tal, pois são tão corruptos quanto a Região Norte e Nordeste… Quanto a cultura nordestina, exceção do insuportável eletroforró das décadas de 90 pra cá, tem uma cultura muito expressiva, viva e rica… Agora tenho que concordar com o péssimo desenvolvimento do Maranhão, e sua capital que é quase unanimidade de quem conheço e visita São Luis, são poucos os que falam bem, a maioria falam mal, em termos de educação, e infraestrutura… Aos ofendidos que dizem que não é verdade que cobre do Sarney, e dizem que não verdade, também quem manda passarem mais de 50 anos cultivando essa turma dos Sarneys no comando, só poderia dar nisso mesmo… Não é preconceito, sou do Maranhão, morei no Maranhão muito tempo e sair justamente pela limitação e falta de melhorias que nunca vem, devido o mar de corrupção que lá existe…

  22. João Sousa

    Claro que o grande erro e falta de educação dos maranhenses é ficarem elegendo os Sarneys em cada eleição, enquanto o mundo inteiro sabe que eles não prestam, continuam a eleger, nunca vi tamanha burrice mesmo… Quanto ao Sul e Sudeste não vejo superioridade em termos de ser humano, pois nesse ponto o Nordeste ganha disparado, se os dos sul e sudeste não se adapta no Nordeste o defeito são eles mesmo, pois os nordestino conseguem viver e conviver com todo tipo de gente, conhecem a simplicidade da vida como ninguém, e a vida é simples, o resto é frescura mesmo…

  23. Art Stampa

    Passei 3 anos em São Luis há muitos problemas como aqui também, há uma cultura também diferente ,no começo estranhei muito muita vezes até critiquei mas com o tempo fui conhecendo as maneiras de um povo que não conhecia,encontrei muitas pessoas que me ajudaram ,pessoas muito amigavéis pessoas que ajudam verdadeiramente .Sou de São Paulo mas vi muitas atitudes do povo de São Luis que não vi aqui em SP.

  24. gilvan barbosa silva

    tinha que pegar um cabra desse e da uma surra de gato morto ate o gato miar….ele respeitar…. …É o tipo de gente que chamamos lixo nao acresenta nada na vida de ninguem vc ver que nem homem é pra assumir….

  25. marcos franco da silveira e silva

    Fico muito triste com pessoas preconceituosas, essas pessoas lembram nazista querendo exterminar os judeus, se o povo do norte e nordeste vivem em atrasos tecnológicos, por que culturalmente nós somos riquíssimos, o nosso atraso em tecnologia se dá em função das políticas impostas pelos políticos de carreiras das oligarquias familiares, onde se governam os estados e municípios como se fossem suas casas, então você Gustavo Zanelli estava no ambiente favorável para você praticar toda sorte de xenofobia, você só pode praticar xenofobia com os políticos.

  26. Maria Nienhaus

    Uma pessoa, como ele certamente nunca saiu da barra da saia da mae.
    Nao deem atencao, esculhanbando estamos nos igualandos a ele.

  27. duda

    seu debimental ,sem noção falar dos nordestinos é facil,mas dificil é ser homem pra provar…
    assumi o q tu disse…
    eu cm nordestina tenho orgulho…
    lembre-se q o povo nordestino são acolhedor,tem coração ,são pessoas honestas ,e não merecem q qualquer um saiam falando deles assim então ……
    te peço te suplico não fale assim desse povo de um coraçao tao nobre os …
    nnnnnnnnnnoooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrdddddddddddddeeeeeeeeeeeeessssssssssssssssssstttttttttttttttttiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnoooooooooooooooooooooooooooooosssssssssssssssssssssss,,,

  28. francisco miranda

    Acho essa discussão inútil,vejo gente comentar com coerência e educação,mas esses que xingam e ameaçam,acabam de forma direta dando razão ao comentário do advogado não acham?

  29. Elis Passos

    Tô andando pra opinião desse merdinha…

  30. Elis Passos

    Tô andando pra opinião desse merdinha…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários