Brasil

Médico chega do Canadá para tratar feridos em incêndio da boate Kiss

Marcelo Cypel é formado pela PUCRS, mas vive no Canadá há 8 anos.

Do G1 RS

O médico Marcelo Cypel, especialista em transplante de pulmão e cirurgia torácica e diretor do programa de suporte pulmonar extracorpóreo da Universidade de Toronto, no Canadá, desembarcou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde deste domingo (3).

Cypel, 36 anos, é formado pela PUCRS, mas mora no Canadá há oito anos. Ele ajudará no tratamento dos feridos do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. A tragédia já deixou 237 mortos. Ainda há 101 pacientes internados em hospitais do Rio Grande do Sul.

“O que posso fazer é contribuir com a minha experiência. Nosso grupo na universidade é referência nas Américas neste tipo de tratamento”, disse ao G1 na chegada. Ainda neste domingo, o médico fará um levantamento nos hospitais de Porto Alegre para analisar a gravidade dos pacientes e ver quais necessitam de atendimento imediato. Nesta segunda-feira, um médico e uma enfermeira canadenses chegam ao estado para completar a equipe. Há a possibilidade de mais profissionais embarcarem para o Brasil caso, a partir do levantamento, for constatado que existe a necessidade de reforço médico.
A técnica de ventilação extracorpórea, segundo Cypel, permite uma regeneração do pulmão a partir do próprio sangue do paciente. O equipamento usado no procedimento, uma espécie de cápsula, chegou ao Rio Grande do Sul há cerca de quatro dias. A doação foi feita por uma companhia alemã que produz o material. Grande parte dos feridos em estado grave pelo incêndio tem problemas respiratórios gerados pela inalação da fumaça tóxica gerada pela queima da espuma usada no isolamento acústico da boate. O médico deve seguir para Santa Maria na segunda (4) ou na terça-feira (5).

Entenda


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

2 comentários em “Médico chega do Canadá para tratar feridos em incêndio da boate Kiss”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Ilan Sister

    Fico feliz de saber que meu amigo ex-colega de turma do Colégio Bialik Marcelo Cypel está bem engajado na profissão de médico pneumologista. Há muito tempo eu, o Ator Ilan Sister, não o vejo e sinto que sua dedicação desde os tempos escolares até atual fará que muitas vidas possam ser salvas deste acidente trágico que abalou não apenas aqui no Brasil mas também no mundo. Pelo menos é isto que desejo a todas as pessoas que estejam gravemente feridas que o Marcelo e sua equipe canadense possam contribuir muito para tornar esta situação bem menos sofrida. OBS: Marcelo, abraços do seu fã Ilan Sister que sempre torcerá pelo seu sucesso afetivo e profissional

  2. Ilan Sister

    Marcelo, eu, Ilan Sister, seu ex-colega de Turma do Colégio Bialik torço muito por seu sucesso profissional e afetivo. Diante desta tragédia, espero que você junto com sua equipe consiga curar o maior número de pessoas possível. Abraços do seu eterno fã Ilan Sister, irmão do Dan sister que te conhecemos no Bialik e já te visitamos em Porto Alegre em 1989

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários