Brasil

Sistema de tratamento de câncer pelo SUS é caótico

Atualmente o sistema de tratamento do câncer é considerado por médicos especializados como insuficiente para estrutura de atenção oncológica adequada para a população carente.

Em análise feita no sistema de oncologia pelo TCU (Tribunal de Contas da União), em torno de 58 mil pessoas com câncer ficaram inutilizadas de fazer serviços de radioterapia, e pior: no ano passado praticamente 80 mil pessoas deixaram de realizar cirurgias de câncer no Brasil.

A situação é caótica, não há dados concretos que comprovam êxito em atendimentos a população de baixa renda.

No tratamento de radioterapia, um dos piores índices no atendimento chega a no máximo 34% em cirurgia, ou seja, o tratamento é inicializado há muito tempo depois.

Já em quimioterapia, os dados mostram que a espera média ultrapassa 70 dias onde infelizmente apenas 35% dos pacientes são atendidos com aproximadamente um mês.

Segundo o Ministério da Saúde, os gastos oriundos do SUS com o tratamento de câncer chegaram a R$ 1,8 bilhão em 2010. Em 2011 a estimativa é de R$ 2,2 bilhões.

Então isso mostra que o Ministério da Saúde de fato faz sua parte, com transparência e seriedade no envio de recursos aos governos. Então por que a sociedade sofre com a falta de sistema de saúde que tenha qualidade? Pergunta que só o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad (PMDB) poderia responder.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Tudo sobre:

Sem comentários em “Sistema de tratamento de câncer pelo SUS é caótico”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. JOSÉ RIBAMAR

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, OS EX-PRESIDENTES, SENADORES, GOVERNADORES, DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS E A CURRIOLA QUE MAMA NAS TETAS DO GOVERNO TEM TRATAMENTO DE PRIMEIRO MUNDO. OS QUE PAGAM IMPOSTOS E QUE NÃO PODEM PAGAR PELO TRATAMENTO, ANTES DE MORRER SOFREM MAIS DO QUE SUVACO DE ALEIJADO. ESTE É O BRASIL DO LULALA…..

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários