Poder

Discriminação e segregação no hospital São Domingos

O mercado de trabalho em hospitais privados maranhenses ainda é marcado pela cor do preconceito. A segregação no ambiente profissional persiste, no Hospital São Domingos, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, 540, bairro Bequimão em São Luís.

Profissionais da área da saúde são descriminados de cargos sem status, exceto médicos.

Segundo informações repassado ao site, médicos tem estacionamento preferencial, comida especial das demais entre outros privilégios comparado com outros profissionais. A segurança privada do hospital não deixa os profissionais de enfermagem estacionarem no mesmo lugar que os médicos, enfermeiros tem repousos diferentes.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Vereador Umbelino Junior consegue aprovar Programa de Prevenção ao AVC em São Luís

Foi aprovado hoje (21) na Câmara Municipal de São Luís, o Projeto de Lei n°179/17 de autoria do Vereador Umbelino Junior que dispõe sobre a criação do programa municipal de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) em São Luís.

O projeto tem por objetivo conscientizar, evitar e prevenir mortes e sequelas causados pelo AVC. Conforme o parlamentar a medida é importante para reduzir o número de casos de acidentes vasculares que afetam cerca de 17 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo, além de orientar e educar a população no sentido da prevenção.

Existem dois tipos de AVC, o acidente vascular isquêmico que é o tipo mais comum de AVC causado pela interrupção no fluxo de sangue em uma região específica do cérebro e o acidente vascular hemorrágico que é o tipo mais grave e acontece quando o vaso se rompe, levando a um sangramento no cérebro.

Quando ambos atingem uma pessoa, matam ou deixam lesões irreversíveis como incapacidade de se mover ou sentir parte do corpo, além de dificuldades de compreensão ou de falar. Porém se dentro de quatro horas a pessoa que sofreu AVC for tratada neste período, poderá evitar sequelas para toda a vida, além de ter a possibilidade do tratamento garantir a sobrevivência.

Umbelino Junior também enfatizou que a criação do projeto irá estimular pesquisas e desenvolvimentos científicos que identificarão fatores de riscos, assim como desenvolvimento de medidas preventivas, além de diagnósticos terapêuticos e de reabilitação voltados para o AVC.

O projeto foi aprovado e encaminhado ao prefeito de São Luís para ser sancionado e executado diante da sociedade ludovicense.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Edilázio enquadra Bira

O deputado estadual Edilázio Júnior (PSD), pré-candidato a deputado federal, destacou na sessão da Assembleia Legislativa a reunião política articulada e coordenada pela pré-candidata ao Governo do Maranhão, Roseana Sarney (MDB). Ele também desconstruiu discurso do deputado Bira do Pindaré (PSB), que tentou minimizar as obras e os programas sociais da gestão Roseana.

“Nós que temos uma convivência estreita com a ex-governadora sempre soubemos que ela é pré-candidata, nunca ninguém ouviu da boca dela, dizer que havia desistido de concorrer nas eleições de outubro. Porém, é o grande pesadelo do governador Flávio Dino que começou a usar aliados que têm contracheques no Palácio dos Leões para usar essa fofoca”, disse.

Edilázio destacou que a reunião realizada por Roseana contagiou a classe política, que mostrou disposição para a disputa eleitoral que se aproxima.

“Temos andado no Maranhão e em toda região, as pessoas clamavam por uma declaração de Rosana, que já foi governadora em quatro mandatos e deu uma contribuição muito grande para o estado. E foi esse clamor que fez ela decidir a disputar as eleições. Não adianta o Palácio dos Leões usar pesquisas mentirosas e fajutas, pois o povo é a melhor pesquisa”, completou.

Edilázio também rebateu os deputados Marco Aurélio (PCdoB) e Bira do Pindaré, que tentavam minimizar as ações da gestão Roseana Sarney. Ele citou os ex-integrantes do grupo político e que já comandaram a Educação do Estado para confrontar a críticas de Bira à gestão anterior a Dino e pautou o seu discurso em indicadores sociais que caíram na gestão Flávio Dino.

“Deputado Bira vem à tribuna falar do IEMA, falar da escola de tempo integral. Ora, caros colegas, ora, imprensa, se dependesse do deputado Bira, não existia nenhuma, porque ele votou contra o empréstimo do BNDES que está construindo os IEMAS, que construiu as escolas em tempo integral. O deputado Bira votou contra, como vota contra agora os professores também, como votou pelo aumento de imposto [ICMS]. Deputado Bira, só no período do governo Flávio Dino, e isso são dados do IBGE, aumentou em 312 mil o número de miseráveis no estado do Maranhão; aumentou em 48% em nossa capital. Isso são dados. Não foi herança nossa. É da gestão Flávio Dino”, enfatizou.

Edilazio também falou da conduta e do histórico negatico na vida pública de Bira.

“Deputado Bira do Pindaré, eu falei da sua conduta como parlamentar, que V. Ex.ª tinha uma conduta ontem e tem outra hoje, eu estou falando da sua forma ideológica de pensar ontem e hoje. Segundo, eu tenho moral, eu nunca fui processado e nem tive contas rejeitadas e tive que mudar de partido para aprovarem minhas contas no TCU. Terceiro: todas as viagens internacionais que já fiz foram do meu bolso, nunca viajei para Nova York com dinheiro público”, finalizou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Verde pede pavimentação da MA-006 e conclusão do Anel da Soja

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) solicitou a pavimentação da MA-006, que corta Alto Parnaíba e Balsas, e a conclusão das obras do Anel da Soja. A solicitação foi feita por meio de Indicação, e foi destaque no pronunciamento do parlamentar.

Pela MA-006, passa mais da metade da produção agrícola do Sul do Maranhão e uma parte da safra do Piauí. Atualmente a estrada está em péssimas condições, causando prejuízo, sobretudo para o transporte da safra de grãos. A precariedade, agravada pelo período chuvoso, provoca o aumento do preço do frete e atrasa as viagens.

“Segundo relato que ouvi de caminhoneiros que por lá passam, para percorrer um trecho de 240 km é gasto até 10 horas. Um absurdo. A falta de manutenção da via compromete o escoamento da produção. Por isso estamos empenhados para que a pavimentação da MA-006 se concretize. Um sonho para a região”, justificou Júnior Verde.

O deputado pediu ainda a conclusão do Anel da Soja, também imprescindível para o escoamento da produção e consequente desenvolvimento da agricultura no Maranhão.

“Precisamos de infraestrutura, uma das lutas desde o início do nosso mandato. Apoio e logística para o desenvolvimento da produção maranhense, que precisa de mais atenção e investimentos”, concluiu.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Deputado Léo Cunha viabiliza obras do Mais Asfalto para Buritirana

O deputado estadual Léo Cunha (PSC) e o prefeito de Buritirana, Vagtonio Brandão (PSDB) garantiram mais uma grande conquista para a cidade com o lançamento do programa “Mais Asfalto”. A solenidade aconteceu ontem (21) na Praça da Prefeitura, com a presença de deputados estaduais, vereadores, secretários e diversas autoridades.

O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, anunciou que o programa “Mais Asfalto” prevê investimentos de 8 km de pavimentação de ruas na sede e zona rural de Buritirana. “Junto com o prefeito Vagtonio Brandão, trabalhei firme para garantir esse benefício, que agora chega e vai melhorar a qualidade de vida da população. Agradeço ao secretário Clayton Noleto e ao governador Flávio Dino (PCdoB) por terem atendido essa reivindicação e contemplar a população buritiranense”, ressaltou o parlamentar.

Na ocasião, o secretário também informou que nas próximas semanas serão reiniciadas as obras da escola de ensino médio e a inauguração do Hospital Municipal de Buritirana (HMB), ambos, antigos anseios do povo, reivindicados diversas vezes pelo deputado Léo Cunha junto ao Governo Estadual.

“Buritirana passará por grandes transformações, estou orgulhoso em contribuir para que a população desfrute de todas essas conquistas, agradeço a parceria com o Vagtonio, juntos continuaremos buscando mais benefícios, trazendo mais obras para a cidade”, concluiu o deputado Léo Cunha.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Rigo denuncia lixão a céu aberto em Barra do Corda

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia na segunda-feira (21), para denunciar e pedir providências sobre o despejo de lixo, a céu aberto, em uma área à margem da MA – 272 que está se transformando em um enorme lixão a 5 quilômetros da sede do município.

Em sua fala, Rigo disse que resolveu denunciar o caso depois que recebeu a denúncia do vereador Eteldo, e foi verificar, in loco, o grande lixão, na MA-272, que liga Barra do Corda a Fernando Falcão. “O lixão é um desrespeito com a saúde da população e até com os motoristas que transitam na área”, disse.

Ao chegar ao local, Rigo Teles demonstrou tristeza ao perceber que pleno século XXI, a população de uma cidade do tamanho da cidade de Barra do Corda, com aproximadamente 100 mil habitantes, ainda se depara com uma situação triste e calamitosa, provocada por um lixão quase no centro da cidade.

ATERRO SANITÁRIO

No discurso, o deputado Rigo Teles lembrou que a própria Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabeleceu que todos os lixões existentes no Brasil devem ser desativados, e os municípios armazenar seus resíduos sólidos de forma adequada, em aterros sanitários distantes de áreas residenciais.

Rigo prometeu denunciar o descaso no Ministério Público Estadual (MPE), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e na Procuradoria-Geral da República (PGR). “O lixão é uma questão de saúde pública e falta de respeito com a população, pois fica perto dos bairros e balneários”, disse.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Clóvis Fecury diz que pré-candidatura de Roseana atende a anseios do povo

Blog Daniel Matos

Indicado para compor a chapa de Roseana como primeiro suplente do pré-candidato ao Senado Sarney Filho, o ex-senador e ex-deputado Clóvis Fecury (PSD) disse que o ato político liderado por Roseana foi um momento marcante e simbolizou o lançamento de uma pré-candidatura ao governo que verdadeiramente os interesses, anseios e expectativas do povo maranhense.

Segundo Clóvis Fecury, ao lançar-se novamente na disputa da sucessão estadual, Roseana atende aos apelos de motociclistas que tiveram seus veículos apreendidos em blitze de trânsito abusivas e leiloados por ordem do governador Flávio Dino. Também satisfaz a vontade de empresários, massacrados por uma carga tributária exorbitante, que inibe a produtividade e a geração de postos de trabalho.

O ex-senador afirma que Roseana representa, ainda, a renovação da esperança dos cidadãos que padecem nas filas dos hospitais e dos que vivem aterrorizados pela violência que ameaça, dia e noite, a vida de pais e mães de família e dos seus filhos.

“Agora, os maranhenses têm uma alternativa de candidatura ao governo que traz não só a experiência administrativa de sucessivos mandatos bem sucedidos, mas também tem como marca o caráter humano de Roseana, que sempre procurou cuidar bem das pessoas”, assinalou Fecury, que anunciou engajamento total ao projeto do seu grupo político de reassumir o governo e o protagonismo na política local.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Santa Helena realiza semana de conscientização

Muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, a automedicação pode trazer consequências mais graves do que você imagina. A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

Pensando nesse problema é que acontece nesta semana de 21 a 25 de Maio em Santa Helena, a semana de Conscientização sobre a automedicação. Ontem foi realizado no Posto José Leite e hoje no José Borges na morada nova.

Todos os postos de saúde da sede e em Queimadas na zona rural, estão recebendo equipes prontas para abordar o assunto.

A campanha tem como objetivo trabalhar o perigo que a automedicação pode ocasionar para a saúde das pessoas e como isso pode atrapalhar no tratamento de doenças, uma vez que a automedicação pode ser um grande perigo para a resistência de bactérias e outros agravos.

As equipes de saúde começaram desde ontem a realizar palestras nos postos, que contam com a presença de munícipes interessados em tirar dúvidas e entender mais sobre o tema.

A Prefeitura de Santa Helena desde o começo da sua gestão dá uma atenção especial a saúde e todo esse trabalho é refletido nos avanços significativos em toda a cidade.

Pontos de palestras e horários :

Dia 23.05 as 08:00 h – Posto de Queimadas
Dia 24.05 as 08:00 h- Posto Antenor Abreu
Dia 25.05 as 08:00 h – Posto da Ponta D’areia


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Promotoria denúncia ex-prefeita de Nina Rodrigues

O Ministério Público do Maranhão ofereceu denúncia, no último dia 4 de maio, contra a ex-prefeita de Nina Rodrigues, Iara Quaresma do Vale, por ter dispensado de forma indevida licitações durante o exercício financeiro de 2012.

De acordo com o promotor de justiça Benedito Coroba, titular da Comarca de Vargem Grande, da qual o município de Nina Rodrigues é termo judiciário, a ex-prefeita praticou crime, conforme o artigo 89 Lei 8.666/93, ao “Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade”. Nestes casos, a lei prevê pena de três a cinco anos de detenção, além de multa.

As irregularidades foram constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) na análise da prestação de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), referentes ao exercício financeiro de 2012. Foram firmados pela ex-gestora 23 contratos em desacordo com a Lei de Licitações, o que se configura como crime.

“Observou-se que despesas foram realizadas sem apresentar vinculação a nenhum processo licitatório, isto é, notas de empenho, ordens de pagamento e contratos não mencionam qualquer licitação que tenha precedido a despesa realizada”, relatou o promotor de justiça na Denúncia.

CONTRATOS IRREGULARES

Do total de 23 crimes praticados por Iara Quaresma do Vale, nove ocorreram em contratos firmados com a Construtora e Imobiliária Perfil, para a construção de seis salas de aula em Nina Rodrigues; nove foram em razão de contratos com Raimundo P. Santos, para prestação de serviços de transporte escolar de alunos da zona rural; dois em contratos com o Instituto Ápice, para serviços de formação de professores e servidores da rede de ensino municipal; e três em contratos para reformas e ampliação de escolas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Itapecuru pretende torrar mais de R$ 17 milhões com serviços gerais

O prefeito de Itapecuru Miguel Lauand Fonseca firmou contrato milionário com a empresa Limpe Serviços Especializados Ltda. De acordo com informações do Diário Oficial, a empresa vai faturar mais de R$ 17 milhões dos cofres públicos.

A empresa é responsável pela contratação dos servidores para realização de serviços de apoio administrativo e de serviços gerais., A empresa tem como proprietários, Débora Oliveira e Marlene Dávila Alves.

Localizada no bairro Recanto do Vinhais, em São Luís, a empresa ganhou quatros contratos por meio das Secretarias de Administração, Assistência Social e Educação. Somados ultrapassam os R$ 17 milhões.

R$ 7.150.548,96 (sete milhões, cento e cinquenta mil, quinhentos e quarenta e oito reais e noventa e seis centavos), R$ 167.484, 60 (cento e sessenta e sete mil, quatrocentos e oitenta e quatro reais e sessenta centavos), 6.524.804,52 (seis milhões, quinhentos e vinte e quatro mil, oitocentos e quatro reais e cinquenta e dois centavos),R$ 3.786.641,40 (três milhões, setecentos e oitenta e seis mil, seiscentos e quarenta e um reais quarenta centavos).

Todos os contratos foram assinados no dia 02 de abril de 2018 e tem validade de (12) doze meses. Conforme esta publicado no diário oficial.




Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.